Votorantim Cimentos quer reduzir para 520kg a emissão de CO2 por tonelada de cimento até 2030
Empresa anuncia seus Compromissos de Sustentabilidade para 2030
A Votorantim Cimentos divulgou seus Compromissos de Sustentabilidade para 2030. As metas têm o objetivo de alinhar toda operação mundial da companhia às demandas atuais e futuras da sociedade, gerando impacto positivo em toda a sua cadeia e nas comunidades em que atua. Os compromissos são divididos em sete pilares: ética e integridade; saúde, segurança e bem-estar; diversidade e inclusão; inovação, pegada ambiental; economia circular e valor compartilhado.
Como toda atividade humana e industrial, o processo de produção do cimento também traz impactos sobre o planeta. Um dos principais desafios é a redução de emissões de CO2 frente a crescente demanda populacional e de infraestrutura nos próximos anos. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), atualmente 55% da população mundial vive em áreas urbanas e a expectativa é de que esta proporção aumente para 70% até 2050.
A meta da Votorantim Cimentos é reduzir para 520kg a emissão de CO2 por tonelada de cimento até 2030. Entre 1990 e 2019, a empresa já reduziu 23% a sua emissão de CO2 por tonelada de cimento, volume que passou de 763 kg para 591 kg. Já no longo prazo, a companhia compromete-se a desenvolver e implementar tecnologias que permitam entregar para a sociedade um concreto com emissão neutra de carbono até 2050.
As principais alavancas que levarão a esse objetivo de redução de emissões de CO2 são coprocessamento, substituição do combustível fóssil nos fornos de produção do cimento, especialmente por biomassas e resíduos sólidos urbanos; redução do percentual de clínquer no cimento, aplicação de materiais com propriedades hidráulicas, chamados cimentícios, como escória de alto forno, cinzas volantes, pozolanas naturais, argila calcinada, entre outros, para a produção do cimento; eficiência energética e uso de fontes renováveis de energia, atingir 45% de energia elétrica a partir de fontes renováveis; reciclagem de concreto, tornando essa cadeia mais circular e maximizando a absorção de CO2 pelo concreto por meio da recarbonatação; utilização eficiente do concreto na obra; e aplicação em escala de tecnologias de captura e sequestro ou uso de carbono.
O concreto é o segundo material mais consumido no mundo, depois da água. Feito a partir do cimento, é um material resiliente, versátil, durável, resistente à ação da água e do vento, que garante a infraestrutura necessária para o contínuo desenvolvimento do mundo. Uma frente que fortalece a meta de concreto carbono neutro foi o lançamento mundial, em setembro deste ano, da Ambição Climática de Concreto de Carbono Neutro 2050 pela Associação Global de Cimento e Concreto (GCCA), entidade da qual a Votorantim Cimentos é signatária.
Esse é um marco histórico, pois juntamente com as maiores empresas de cimento e concreto do mundo foi estabelecida uma ambição coletiva para um futuro neutro de carbono. Os esforços agora se concentram na produção de roadmaps tecnológicos global e regionais, documentos que detalham as iniciativas e ações práticas para atingir esse objetivo. Outro ponto importante no desenvolvimento de novas tecnologias foi a criação da Innovandi, uma plataforma de pesquisa e inovação que junta a indústria de cimento e concreto, fornecedores de insumos e equipamentos, instituições de pesquisa e academia com o objetivo comum de desenvolver soluções sustentáveis para a cadeia de construção.
“Nossos Compromissos em Sustentabilidade para 2030 estão alinhados com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, conhecidas como ESG (sigla em inglês que avalia as operações das empresas nos três eixos citados) e convergem com nosso comprometimento com a agenda de Mudanças Climáticas. Nossa visão de futuro é baseada no conceito de solidez flexível. Somos sólidos para entregar o que propomos com excelência, ética, segurança e atuação global. Ao mesmo tempo, somos flexíveis para nos adaptarmos às novas necessidades da sociedade, utilizando as tendências e evoluções tecnológicas para aproveitar melhor os recursos, evoluir os processos e impactar positivamente a vida das pessoas”, afirma o diretor Global de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Votorantim Cimentos, Álvaro Lorenz.
Confira abaixo os compromissos anunciados pela empresa para 2030:
• Ética e integridade - Operamos com integridade e transparência
O caminho para a excelência passa, invariavelmente, pela garantia de altos padrões de conformidade, ética e transparência. Por isso a empresa não mede esforços para que essas premissas estejam sempre refletidas na realidade e dia-a-dia da companhia. Esse compromisso inegociável é transversal e base para todos os demais assumidos pela Votorantim Cimentos.
• Segurança, saúde e bem-estar são valores fundamentais
Meta: Taxa global de acidentes com afastamento inferior a 0,40, incluindo empregados e contratados.
Meta: Atingir zero fatalidades em nossas operações.
Meta: Atingir pelo menos 85% de favorabilidade nas pesquisas de clima em satisfação e bem-estar dos empregados.
• Inovação – cocriamos soluções sustentáveis
Meta: 30% da receita vinda de soluções sustentáveis. Percentual de receita vinda de produtos e/ou serviços que mitiguem a pegada ambiental ou ofereçam benefícios ambientais na aplicação em comparação com opções tradicionais.
• Diversidade e Inclusão - Um ambiente diverso e inclusivo
Meta: Atingir pelo menos 25% de mulheres em posições de liderança.
Meta: Alcançar pelo menos 90% de favorabilidade em pesquisa de diversidade e inclusão com empregadas e empregados.
• Impacto Ambiental - Reduzimos nossa pegada ambiental
Meta: Alcançar 520 kg de emissão líquida de carbono por tonelada de produto cimentício.
Meta: Reduzir emissão de material particulado, SOx e NOx por tonelada de produto para alcançar 30, 490 e 1400 g/ton de clínquer, respectivamente.
Meta: Alcançar 45% de energia elétrica de fontes renováveis.
Meta: Evoluir na implementação dos nossos planos de gestão hídrica e de biodiversidade em áreas sensíveis.
• Promovemos negócios de Economia Circular
Meta: atingir 53% de substituição térmica, percentual de energia vinda de combustíveis alternativos aos combustíveis fósseis.
Meta: reduzir o fator clínquer para 68% - proporção entre o total de consumo de clínquer e produção de cimento.
Meta: 70% de concreto reciclado, concreto que retornará às operações da empresa e será recuperado como novo concreto ou agregado.
• Geramos Valor Compartilhado com nossas comunidades
Meta: 90% das operações com engajamento, impacto e/ou programas de desenvolvimento em comunidades.
Meta: 20% dos empregados engajados em iniciativas de voluntariado.
Meta: 60% de fornecimento local, promoção de compras locais respeitando as especificidades e definições de cada região em que estamos presentes.
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral em abril 2025